Rio de Janeiro e a música.

Helio de Araujo Evangelista

( www.feth.ggf.br )

 

Apresentação

 

            Nasci no Rio de Janeiro, mas passei minha infância na cidade de Ponta Grossa ( PR ), e voltei com a família aos doze anos. Na época ( 1969 ) causava-me especial surpresa a variedade de música que ouvia. Na feira, na padaria, ao passar diante das lojas, sempre havia um rádio que tocava música. E muito particularmente, neste período, chamava-me a atenção o refrão: “... só começa quando termina ...” utilizado pelo Chacrinha em seu programa de televisão. Pensava, como é possível começar ao terminar ...

 

            O Rio de Janeiro de hoje não é mais o Rio de Janeiro de ontem. E pretendo analisar esta assertiva a partir do que ocorreu/ocorre com a música na cidade do Rio de Janeiro. A idéia é compreender a perda da centralidade da cidade do Rio de Janeiro na evolução da música popular brasileira. Julgo que é uma perda recente, iniciada já na década de 80 mas definida na década seguinte.

 

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            Afrânio Peixoto em seu prefácio à obra de Roberto Cochrane Simonsen ( 1969 )  destaca a importância deste em estudar o tema, a economia brasileira, a partir de “novos olhos” que possibilitaram reparar em aspectos que outros já cansados em olhar não destacavam. Nesta direção explica-se o presente trabalho, cuja atenção foi voltada para a ambiência espacial que viabilizou a construção de quatro grandes estilos musicais que tiveram ampla repercussão nacional, a saber: samba, bossa nova, rock ( ou brock brasileiro ) e, por último, o funk.

            Ambiência espacial é aqui entendida como o meio no qual os promotores da música viviam, seu local de moradia, o local dos encontros, áreas de shows inicialmente utilizadas ... enfim, o esforço deste trabalho é trilhar os caminhos percorridos pelos gêneros musicais destacados. É um trabalho que tem em conta os pormenores que costumam acompanhar a realização dos grandes feitos humanos ! Não se trata de um trabalho histórico, versando sobre o início e o fim de um movimento, mas sim uma análise sobre o espaço nos quais estes gêneros musicais surgiram e a partir deste diagnóstico realizar uma reflexão sobre o Rio de Janeiro. A rigor, ao considerarmos estes quatro estilos estamos a considerar quatro momentos da cidade do Rio de Janeiro e um estudo comparativo destes momentos nos auxilia na discussão sobre cenários futuros da cidade do Rio de Janeiro.

 

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            Há estudos sobre a música no Rio de Janeiro, tais como o de Lévy ( 1977 ) e Mello ( 1991 ) que chegam a analisar a geograficidade das músicas elaboradas, verificando o modo como os lugares foram abordados nas músicas ; nosso estudo adquire um rumo distinto, não está afeito ao teor da letra, mas sim ao conteúdo da história espacial das músicas na cidade do Rio de Janeiro. E a intenção com este tipo de “produto”, que permitirá a comparação de quatro situações distintas , é de continuar nossa reflexão sobre o Rio de Janeiro, e por extensão ao estado do Rio de Janeiro; uma reflexão que já nos levou a editar uma pesquisa sobre a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, e uma outra sobre violência, jogo do bicho e narcotráfico. Certamente o trabalho sobre música é mais aprazível, porém, as observações sobre ela não nos levam a conclusões menos preocupantes !

 

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Uma última palavra.

            Caro leitor, ou leitora, se você pertence ao mundo acadêmico notará que o trabalho não segue os canones que costumeiramente observamos. Por exemplo, a ênfase de uma demonstração acadêmica é dada pelo uso de conceitos, escopo teórico, metodologia, citação de livros, artigos, tabelas, censos, gráficos, e, em grau bem menor, material encontrado na internet.

Neste trabalho, no entanto, há uma diferença, a saber: são usadas muitas notícias de televisão, recortes de jornais, comentários de pessoas!  Enfim, é um trabalho que procura captar a ambiência musical da cidade do Rio de Janeiro e propor uma discussão da mesma a partir da evolução e mudanças encontradas nesta mesma ambiência. É um trabalho cujo propósito é o de se deixar guiar pelas informações obtidas, procurando trazer um relato e reflexões tão exatos quanto possível; não desconheço, no entanto, os limites do resultado obtido.

 

SUMÁRIO

 

 

Apresentação                                                                                                 

Os gêneros musicais cariocas                                                                       

Rio de Janeiro é música, está deixando de ser ?                                           

Rio de Janeiro, um espaço mítico que está sendo destruído !                       

Compreendendo o Rio de Janeiro                                                                

Música, o que acontece com a música  ?      

Conclusão                                                                                                   

Fontes de consulta                                                                                        

Anexos                                                                                                         

Notas             

 

Essa obra foi impressa e confeccionada na gráfica do Armazém Digital em 2005  e reimpressa pela Sociedade  Brasileira de Geografia em 2009 onde pode ser adquirida.

Sociedade Brasileira de Geografia http://www.socbrasileiradegeografia.com.br/

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