Editorial

 

            Em abril de 2004 uma funcionária do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT nos comunicou que a Revista geo-paisagem teria sido indexada ao Catálogo Latindex – “Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal” em função de sua qualidade.

 

            Afora esta grande novidade, o presente número apresenta como já de costume um trabalho sobre a história da geografia brasileira. O objeto considerado é o Congresso Internacional de Geografia promovido pela União Geográfica Internacional no Rio de Janeiro em 1956. Este congresso teve decisiva importância na carreira de então novos professores, tais como Aziz Ab’Saber, Bertha Koiffman Becker, Maria do Carmo Correa Galvão, Manoel Correia de Andrade e Milton Santos, entre tantos outros.

 

            O segundo artigo, de Maria Aparecida, retrata uma área do estado do Rio de Janeiro que há não pouco tempo atrás era tida como a expressão da combinação da miséria com o quadro da violência. Hoje, há notórios indícios de que a situação tende a mudar.

 

            Fechando o número temos o trabalho de Eduardo da Eira Boniolo que versa sobre o Mercosul e sua aproximação com a União Européia.

 

Retorna