Prof. Helio de Araujo Evangelista ( www.feth.ggf.br )
Desde abril de 1994, desenvolvemos uma pesquisa no Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense tendo por base a formação territorial do Estado do Rio de Janeiro.
Esta linha de trabalho foi pioneiramente tratada quando concentramos nossa atenção sobre a cidade do Rio de Janeiro. Na época, desenvolvemos uma série de relatórios sobre a Baixada de Jacarepaguá, na qualidade de bolsista do CNPq até ultimar uma dissertação de mestrado cujo tema foi - Uma abordagem geográfica à reivindicação por equipamento sanitário: o caso da Barra da Tijuca. Este material pode ser encontrado nas bibliotecas dos programas de pós-graduação em geografia da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( onde realizei o mestrado ).
Estando na UFF, inicialmente, analisamos a fragmentação territorial do município de Cantagalo ( RJ ), cujo trabalho originou duas obras por nós editadas: Cantagalo: a história de seus limites territoriais, em setembro de 1997 e A disputa por limites municipais entre Cantagalo e Cordeiro ( RJ ), em março de 1998.
Finalizada a linha de pesquisa sobre a fragmentação territorial do município de Cantagalo, passamos a desenvolver um trabalho sobre a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, ocorrida em 1975 . Na nova etapa da pesquisa, mantivemos a preocupação de se compreender a dinâmica dos processos que alteraram os limites territoriais, pois embora a fusão não tivesse alterado um traçado cartográfico, foi alterado o seu conteúdo institucional .
Deste trabalho, nós elaboramos uma tese de doutorado focando A fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro que veio a ser aprovada pelo curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ) em março de 1998, assim como, este mesmo trabalho foi premiado num concurso promovido pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro que resultou em sua publicação em 1998.
Este material pode ser encontrado em diferentes bibliotecas do Rio de Janeiro, entre elas, a do Instituto de Geociências da UFF, do Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, no próprio programa de pós-graduação em Geografia desta universidade, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas, no Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro ( IUPERJ ), e na Pontifícia Universidade Católica. Fora do Rio de Janeiro, elas foram enviadas para a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP do Estado de São Paulo e, por último, para a biblioteca do Congresso Nacional em Brasília.
Para quem tenha interesse, o livro editado pode ser adquirido na livraria da EDUFF situada na sede da reitoria da Universidade Federal Fluminense ( Niterói, tel: ( 0xx21 ) 2622-4088 ) ou na livraria do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos no Rio de Janeiro ( tel: ( 0xx21 ) 2555-8083 ).
Ultimamente, nós estamos acompanhando a evolução atual do Estado do Rio de Janeiro, sendo que o nosso atual projeto versa sobre a dinâmica sócio-espacial do Estado do Rio de Janeiro a partir da seguinte questão: em contra-ponto à uma literatura que versa sobre a decadência relativa do Estado do Rio de Janeiro, não são poucos os que afirmam estar ocorrendo uma recuperação do estado em termos sócio-econômicos. Assim, o nosso projeto de pesquisa visa averiguar a consistência de tais observações.Neste sentido, ultimamos um trabalho cujo título é: Rio de Janeiro: violência, jogo do bicho e narcotráfico segundo uma interpretação.
Ao final do ano de 2004 terminamos um trabalho que tratou de um tema por demais caro à identidade do Rio de Janeiro, a saber, a música carioca. Verdadeiramente, a cidade do Rio de Janeiro tem um passado que impressiona no campo musical ! Afinal, qual a cidade do mundo que tenha gerado dois grandes gêneros musicais e que tenha conquistado o mundo ? Pois é, isto aconteceu com o Rio através do samba e da bossa nova. Porém, comparo esta situação com a situação recente e aí ... a situação não é muito motivadora. Conheça !
Ao longo da carreira universitária, diferentes artigos foram escritos, com diferentes tamanhos e sobre diferentes temas. Porém, nesta seção de PESQUISA da homepage, visamos destacar alguns textos desta produção por serem mais recentes e terem, no julgamento do autor, uma boa contribuição em relação ao tema que é escolhido.